08 junho 2015

É possível engravidar depois de fazer laqueadura?

Artigo do R7,COM
É possível engravidar depois de fazer laqueadura? http://www.cantinhojutavares.com
http://img.r7.com/ Thinkstock

Bom dia! Você já fez laqueadura e está na dúvida se ainda poderá engravidar? De acordo com o ginecologista Joji Ueno, responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês, a laqueadura tem 50% de ser revertida.
— Há situações em que o procedimento é realizado com cuidados microcirúrgicos aumentando um pouco mais a chance de reversão que, neste caso, atinge uma porcentagem de 80%.
O especialista comenta que para revertê-la, uma série de fatores precisam ser analisados, como: faixa etária da paciente, comprimento e vitalidade dos segmentos de trompas a ser unido, procedimento utilizado na realização da laqueadura tubária, quantidade de tecido de cicatrização na região da cirurgia e até a habilidade do microcirurgião.
— É importante destacar que a laqueadura não interrompe a ovulação. No entanto, as tubas uterinas ficam rompidas impossibilitando que a fecundação ocorra.
De acordo com o especialista, a reversão pode funcionar melhor em mulheres mais jovens, com menos de 35 anos, e que não apresentem algum fator de infertilidade. Para pacientes com idade superior a essa faixa etária, a fertilização in vitro (FIV) pode ser uma alternativa mais eficiente e segura.
— Quando as trompas são reconstituídas, elas não recuperam toda a sua função, podendo ocasionar problemas durante a gravidez. Uma delas é a ocorrência de uma gestação ectópica (na própria trompa). Afinal, este tipo de gestação costuma ser interrompida entre seis e 12 semanas. 
Por isso, antes de optar pela laqueadura, vale apostar em outros métodos contraceptivos como DIU, pílulas anticoncepcionais orais ou injetáveis.
— A laqueadura é um processo de esterilização definitiva que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a fecundação. É uma cirurgia simples, as trompas são cortadas e suas extremidades amarradas com o intuito de bloquear a passagem do espermatozoide.
Por isso, o médico reafirma que a laqueadura costuma ser mais indicada para pacientes que apresentam problemas de saúde, como hipertensão, diabetes ou histórico de eclampsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos