ANUNCIE AQUI

Giardíase é perigoso

Giardíase é perigoso http://www.cantinhojutavares.com
http://2.bp.blogspot.com/  Giardia duodenalis visto por microscópio
Giardíase é uma doença intestinal causada por um protozoário da espécie Giardia duodenalis. É um dos principais parasitos humanos, principalmente em países "pobres", sendo uma das maiores causas de diarréia nas crianças. Nos países desenvolvidos, embora as parasitores tenham uma incidência menor, é o principal parasito intestinal.

TRANSMISSÃO
     A Giardia tem duas fases de vida: uma forma ativa e uma inativa, chamada cisto, que é o protozoário dentro de uma "capa" resistente e protetora.
     A pessoa se contamina quando ingere esses cistos. Mas como isso acontece? São várias as possibilidades:
- Ingestão de água ou alimentos contaminados.
- Mãos contaminadas após ter contato com fezes pessoas ou animais domésticos infectados.
- Sexo oral no ânus do (a) parceiro (a).
- Sexo oral precedido de sexo anal sem uma correta higienização logo em seguida.

SINTOMAS
     No estômago, o cisto começa a se desfazer e quando chega no intestino delgado, já está na sua forma ativa e "gruda" neste local. Devido à inflamação que causa, à liberação de substâncias irritantes e ao fato de "cobrir" alguns trechos do intestino, provocará vários sintomas, que podem variar muito em cada pessoa. O mais comum, em adultos saudáveis, é não surgir nenhum sintoma e, com o tempo, o próprio corpo acabar eliminando o protozoário. Porém, em imunodeficientes (HIV positivos, pacientes tratados com quimioterapia ou com corticóides...), em algumas crianças ou idosos, em subnutridos e até mesmo em algumas pessoas "normais" podem aparecer durante alguns dias:
- Diarréia, fezes gordurosas, deficiência de algumas vitaminas (principalmente A, D, E e K), náuseas, azia, dor abdominal, dificuldade de digestão, entre outros.

DIAGNÓSTICO
     O médico analisará os sintomas descritos pela pessoa e poderá utilizar alguns exames laboratoriais, principalmente exames de fezes (feito três vezes, em dias não consecutivos, para maior chance de detecção).

TRATAMENTO
     Após o diagnóstico, feito pelo médico, um medicamento será receitado. Provavelmente será indicado
Metronidazol (por 5 dias), Secnidazol (2 g em dose única), ou Albendazol (por 5 dias). Este último tem a vantagem de ser tão eficiente quanto o Metronidazol e, ao mesmo tempo, ter menos efeitos colaterais. Um cuidado a ser tomado é que mulheres grávidas ou que amamentam não podem tomá-lo (e os demais medicamentos citados, somente com liberação médica). O consumo de álcool também está proibido durante o tratamento e nos 4 dias após seu término).

Atenção: O blog cantinho Ju Tavares tem apenas caráter informativo em relação às doenças. Jamais utilize essas informações como forma de substituir uma avaliação médica, pois apenas o médico poderá realizar um correto diagnóstico e um tratamento específico para cada caso. Não se automedique. É muito perigoso para a sua saúde!

PREVENÇÃO
- A Giardia é bem resistente ao cloro, portanto, deixar os alimentos imersos em água com solução clorada não é muito eficiente na destruição deste protozoário. É importante filtrar a água para ser tomada ou fervê-la durante 5 minutos e cozinhar bem os alimentos.
- Saneamento básico (lugar de fezes é no banheiro apenas!)
- Higiene adequada das mãos e objetos de uso pessoal.
- Combate a moscas (podem contaminar alimentos e objetos com o protozoário).
- Evitar contato direto com fezes humanas e de animais domésticos.
- Manter a vacinação dos animais em dia.
- Cuidado durante as relações sexuais, evitando o que foi descrito em "Transmissão".


Autor: Wésley de Sousa Câmara

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Topo