02 março 2015

Como conseguir parcerias?

Texto escrito por Luana Melo do blog Monte  o Look
Foto:Google
Desde que os blogs deixaram de ser só um hobby e viraram um meio de ganhar dinheiro, ficou bem mais fácil de conseguir parcerias com lojas e marcas. E com essa facilidade, algumas pessoas ficam cheias de dúvidas na hora de procurar por parcerias e outras chegam a cometer erros fatais, que acabam sujando sua imagem e fazendo com que a loja perca interesse pelo blog. Apesar do pouco tempo do blog, já fechei algumas parcerias (principalmente pelo instagram, sim, por ele) por isso resolvi compartilhar algumas dicas que aprendi durante esse tempo, para ajudar quem anda com dúvida em relação a isso. O post ficou um pouco grande, mas garanto que vale a pena dá uma lida. As dicas valem tanto para blogs em geral como para instagram de moda/blogueiras.

1. Ter conteúdo, qualidade, boa aparência: Esse é um dos pontos mais importante, são esses três itens que vão causar uma boa impressão e fazer com que a loja se interesse pelo seu blog/instagram. Procure ter um conteúdo bacana, sempre postar fotos com boa qualidade e escreva de forma corretamente.

2. Ter um bom número de seguidores: Não adianta você ter 100 seguidores e achar que vai fechar uma parceria logo no começo do seu blog/instagram. A parceria consiste em ambas as partes saírem ganhando, e convenhamos, não é nada benéfico pra uma loja que já tem vários clientes e seguidores, fechar parceria com alguém que tem um número pequeno de seguidores. Geralmente as lojas começam a fazer parcerias com blogs que possuem mais de 500 seguidores, e instagram que tenham mais de 3 mil, claro que isso não é uma regra, pode haver exceções.

3. Ter seguidores/leitores ativos: Não adianta você ter vários seguidores e poucos comentários/curtidas. Mantenha contato com seu público, sempre responda comentários e dúvidas, e as vezes faça perguntas, interaja com os leitores para que eles demonstrem interesse e você cative um público fixo.

Depois de seguir essas 3 regrinhas, é hora de entrar em contato com a loja que você deseja fazer parceria.
- Procure lojas que não sejam tão conhecidas e que tenham menos seguidores que você. Não adianta procurar uma loja super famosa se você não tem muito a oferecer.
Pesquise sobre a reputação da loja. Quando você fecha parceria com uma loja, você está associando sua imagem com a dela, se seus seguidores tiverem problemas com essa loja, com certeza irão reclamar e seu blog/instagram ficará com má reputação mesmo você não tendo culpa.

Como entrar em contato com a loja? Envie uma proposta para o email da loja.
O que deve contar no email? Escreva um texto fazendo uma breve apresentação, fale um pouco sobre o seu blog/instagram, quantos seguidores tem, quantas curtidas/visitas ele recebe diariamente, sempre seja sincero nessas informações. Pergunte se eles se interessam em fazer parcerias e mande sua proposta. Não esqueça de escrever de forma correta, sem abreviações e emoticons.
Que tipo de proposta posso fazer? Existem 4 tipos de proposta:
Envio de produtos: A loja te envia produtos e você faz postagem comentando sobre o que você achou do produto, ou, você faz uma postagem falando sobre a loja e como foi sua experiência em receber produtos de lá, se chegou tudo direitinho, se a qualidade é boa, etc.
Cupom: A loja disponibiliza cupons de desconto para suas leitoras, e você ganha uma pequena comissão das compras que foram feitas utilizando seu cupom.
Sorteio: A loja disponibiliza algum produto para você fazer um sorteio, e ela mesma fica encarregada de enviar o prêmio para o vencedor.
Postagem paga: A loja te paga um certo valor para você fazer postagens sobre ela. Essa é a parceria mais complicada de conseguir, geralmente ocorre quando o blog já é bem conhecido e tem muitos acessos.

Nunca diga: "Oi, me envia produtos para eu testar e divulgar sua loja no meu blog?" isso é algo que eu tenho visto MUITO, principalmente no instagram, essa forma de abordagem é muito errada, você perde o interesse que a loja poderia ter em você, e ainda passa a imagem de que você só está interessada em ganhar produtos e nada mais. Lembre-se, parceria deve ser algo benéfico tanto para a loja, quanto para você, portanto seja o mais profissional possível, cumpra com o que você combinar e lembre-se de ter bom senso na hora de enviar suas propostas.

Espero ter ajudo, mil desculpas pelo tamanho do post. Se vocês gostarem, posso fazer mais posts desse tipo, é só pedir nos comentários. Fiz o post com muito carinho e espero que seja útil para alguém.

*Fonte:Monte o Look

2 comentários:

  1. Maravilhosa dica,realmente temos que agir de forma correta para não querer sair ganhando e no fim nós mesmo estaríamos perdendo.Sou nova nessa área de blog,se puder seguir meu blog agradeço. http://dreamwendy.blogspot.com.br/. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda pois pretendo fazer mais posts falando sobre o assunto que é bem interessante, pois muitas empresas acham que te enviando um simples mimo ja fez parceria com vc isso tem que mudar na cabeça tanto das empresas quento das blogueiras... beijos obrigado pela visita

      Excluir

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos