22 agosto 2014

Pais e filhos:14 Atitudes dos pais que favorecem os filhos na escola

foto-de-pais-e-filhos-no-computador

Pais e Filhos! Olá, amores e amoras tudo bem com vocês! Bom eu espero que sim viu! O papo de hoje é sobre a influência dos pais nos estudos dos filhos, gente conheço alguns pais que não estão nem aí para os filhos! Se estão estudando ou não, se fazem o dever de casa ou não, não sei quem é mais desleixado se os filhos ou os pais!!!.

Leia Também
Relacionamento entre pais e filhos
Brigas na adolescência

Educando seu filho

Pais e filhos como os pais podem ajudar nos estudos

Então andei pesquisando e trouxe para vocês 14 atitudes dos pais que favorecem o sucesso dos filhos na sala de aula e também na vida. Então sem mais delongas vamos lá.

1- Nunca afirme como verdade qualquer negatividade que seu filho apresente. Por exemplo: Você é bagunceiro ou você é teimoso. Ao contrário, afirme aquilo de positivo que você espera dele, por exemplo: Você é amoroso, onde está seu amor agora?

2- Dê-lhe tarefas próprias para a sua idade. E não faça de seu filho um adulto-criança. Claro que ele deve aprender a fazer as coisas, mas tem gente que faz dos filhos escravo do lar vê se pode.

3- Cumpre com o que você prometer. Pense antes de dizer não, mas quando disser, mantenha a sua palavra.

4- Acredite que seus filhos terão um bom desempenho, não desista de investir neles. Todo esforço terá um resultado.

5- Use palavras positivas, incentive seus esforços e sucesso. Dê esperança a eles.


6- Fale sempre bem da escola e trate diretamente os diretores e professores da instituição quando houver algum problema. Procure criar em seu filho uma expectativa positiva em relação à vida escolar.

7- Quando seu filho estiver de saída para a escola, abrace-o, deseje-lhe coisas boas, que ele aprenda que faça amigos, que tenha sucesso.

8- Quando seu filho (a) chagar procure saber como foi o dia, o que ele aprendeu como foi com a professora, com os colegas, com outras pessoas na escola. Mas não seja insistente e chato. Evite perguntar demais sobre o relacionamento com os coleguinhas e a professora. Isso pode pressionar a criança. Se ela falar espontaneamente, interesse-se verdadeiramente.

9- Procure conhecer o professor do seu filho e, se julgar necessário, passe-lhe algumas informações importantes sobre a criança para que ele saiba.

10- Se seu filho teve uma nota baixa, não espere ser chamado. Vá você mesmo até á escola e procure saber o que está acontecendo, localize onde está à dificuldade, compartilhe o problema com a escola. Não se omita. Não seja juiz. Seja solidário.

11- Procure manter com a professora de seu filho uma relação de respeito, consideração, solidariedade, cooperação e carinho.

12- Procure resolver os problemas entre você, seu filho e a professora. Somente em último caso recorra a outras pessoas.

13- Crie o hábito de verificar os cadernos de seu filho. Elogie nunca se esqueça de mencionar o que encontrar de positivo. Comente com seu marido ou esposa, com tios e avós, os êxitos escolares, por menores que sejam do seu filho, a fim de que todos possam congratular-se com ele e reforçar a sua autoestima, sua autoconfiança.

14- Seja simples, seja um exemplo. A aprendizagem da leitura e da escrita é melhor no meio em que as pessoas leem e escrevem bastante, gostam de conhecer e criar histórias, escrever cartas, inventar poesias, etc... Independentemente dos métodos usados por uma escola, à atuação dos pais é decisiva para as crianças. Como a leitura e a escrita são fundamentais para todas as outras aprendizagens escolares, pais que apreciam ler e escrever incentivam seus filhos a gostar e estarão dando a eles uma grande ajuda para que se saiam bem na escola.


Um comentário:

  1. Olá Ju. Bom dia! Tenho um filho de 2 aninhos e tento manter um diálogo claro desde pequeno. Falta muito tempo ainda, mas confesso que estou preocupada com futuro do nosso relacionamento (pais-filho).Este artigo com certeza ficará guardado no pc para possíveis consultas......obrigada
    https://donamiguinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos