29 maio 2014

Faixa Umbilical: Usar ou não usar faixa umbilical no bebê?

usar-ou-nao-usar-faixa-umbilical-no-bebe


Faixa Umbilical tem gente que ainda usa?

Faixa Umbilical: Usar ou não usar faixa umbilical no bebê? Oi amores tudo bem? Eu espero que sim! Gente hoje vim falar sobre um assunto que muitos papais e mamães tem dúvida. Usar ou não faixa umbilical no bebê? É uma coisa bem complicada né afinal é algo muito importante e tem que se ter o maior cuidado mesmo.



Leia Também

AS EMOÇÕES INFANTIS

AS CRIANÇAS NEGRAS MAIS LINDAS DO MUNDO

SINTOMAS DE ALERGIA ALIMENTAR EM BEBÊ: SAIBA IDENTIFICAR

ROUPAS DE INVERNO PARA BEBÊ

como-enfaixar-o-umbigo-do-bebe



Bom nas minhas gravidez o obstetra nas consultas sempre disse que faixa nem pensar, fora de cogitação e que era só para limpar bem com soro fisiológico e Álcool Iodado e colocar uma gaze. Tudo certo até aí. Mas porque tem crianças que ficam com o umbigo rendido ou (com hérnia umbilical).



Bom eu vou dizer o que eu fiz, eu usei faixa dos três filhos graças a Deus saiu tudo certo umbigos perfeitos. Dizem os 'antigos' (risos), que se a criança não tiver faixa quando chora de mais pode ficar com hérnia umbilical. E se estiver com a faixinha ajuda a afirmar o umbigo, gente não arroxa a faixa na criança é passar de leve tá.



Bom outra coisa que me assustou do primeiro filho, mãe de primeira viagem foi que perto do dia de cair o umbigo saiu um pouquinho de sangue com uma secreção amarelada, nossa já queria sair correndo para o hospital (risos) não era nada gente isso é normal viu. Então vou dizer como funciona agora já com experiência no assunto.



Dicas sobre a faixa umbilical

Em quanto tempo vai cair o cordão?

Bom gurias este cordão irá cair entre (9 e 20) dias depois do nascimento, esse coto umbilical vai secar e, vai ficar preto e cair. E quando cai fica uma pequena feridinha, que pode levar mais ou menos uma semana a 12 dias para que cicatrize.



No dia que cai o umbigo varia de bebê para bebê. Muitas vezes, esse cordão pode demorar até mais de 20 dias para cair, e sem que haja maiores problemas tá é normal viu (risos), mas se você notar que está muito demorado converse com o pediatra ele vai saber lhe dar maiores orientações. E pra ti ficar mais tranquila também de que tudo está certo.



O umbigo do bebê precisa de algum cuidado especial?

É tem que ter cuidados especiais, pois o cordão deve ser mantido sempre bem limpo e seco para assim evitar infecções. As bactérias que vivem na nossa pele naturalmente podem provocar infecções no cordão.



Guria tem mães que não cuidam bem e não higieniza o cordão umbilical onde pode acontecer do bebê pegar tétano, uma infecção bem perigosa, para não dizer muito perigosa para o bebês recém-nascidos.



Bom o pediatra sempre dizem para as mães passarem cotonete com álcool a 70% que é vendido nas farmácias, devas passar este álcool a cada troca de fralda, e deixar secar naturalmente. Bom os médicos dizem que não pode colocar faixa e sim apenas uma gaze. Aí eu já não sei eu na minha humilde opinião acho que sim deves usar a faixinha SIM! Mas isso vai de cada pai e mãe né? Mas se tu não quer usar enrole uma faixinha e pronto.



Uma coisa muito importante antes de qualquer coisa que for fazer em seu bebezinho lave bem suas mãos, e principalmente se for mexer no umbiguinho dele. Também lave as mãos toda vez que trocar a fralda dele.



E se o cordão ficar sujinho de xixi ou cocô limpe-o bem com água e sabão neutro ou só com água tá! E como o cocô dos bebês tem uma gordura, é melhor usar um sabonete para eliminá-lo. Depois de limpo passe o álcool.



Tem países que os cuidados com o umbigo da criança são bem diferentes do nosso, em alguns a orientação passada é não passar nada, nem álcool para secar mais rápido. E em outros lugares não se pode molhar o cordão então o bebê fica sem banho até o umbigo cair. Ufa que nojinho (risos). Já aqui no Brasil o banho no bebê e desde que nasce só secar bem o cordão e passar o álcool.



Está uma secreção que parece pus do umbigo. É perigoso?

Pois é gurias isso é normal que o cordão tenha algum tipo de secreção meio amarelada, até parecida com o pus, mas isso não significa que ele esteja infeccionado tá! Essa secreção pode ter um cheiro meio desagradável.



Também é normal que apareça um pouquinho de sangue na faixa, gases ou na roupinha que ele estiver ficado em contato com o cordão umbilical.



Mas se caso tu estiveres preocupada com a aparência ou até com o cheiro do cordão, peça para o médico dar uma olhadinha.
umbigo-rendido




Quando devo me preocupar?

Procure o pediatra se:

·         O seu bebê estiver com febre, ficar muito letárgico (quietinho demais), começar a querer não mamar ou parecer não estar bem.

·         Se o umbigo e a área em torno dele estiverem inchados de ou vermelhos.

·         Se o cordão umbilical ficar inchado ou com mau cheiro muito pronunciado (um pouco de cheiro menos agradável é normal).



Se o umbigo caiu, mas ficou aquela feridinha. O que eu faço?

Bom gurias depois que o cordão cair, demora ainda entre 7 a 10 dias para que o umbigo cicatrizar completamente. Pode ser que apareça um pouquinho de sangue na faixa ou fralda, o que é normal tá.



Continue limpando com o álcool 70%, várias vezes ao dia, o normal a cada troca de fralda.



Muitas vezes, o umbigo leva mais tempo para cicatrizar, e pode aparecer uma carne esponjosa no local, os adultos dizem que a criança esta rendida o umbigo fica saltado pra fora. Desde que não haja mau cheiro ou algum sinal de infecção, não há razão para se preocupar esse tecido logo vai desaparecer. Às vezes não! Aí procure o pediatra.



E se o umbigo continuar sangrando, fale com o pediatra, porque ele pode cauterizar o local com nitrato de prata tá meninas.



Logo que o cordão caiu, o umbigo ficou alto. O que é isso?

E quando o umbigo do bebê fica saltado, é provável que se trate de uma hérnia umbilical. SIM!  Essas hérnias umbilicais são muito comuns e podem afetar até 20% dos bebês. E normalmente elas não exigem tratamento e em alguns casos se resolvem sozinhas.


Converse com o pediatra do seu bebê. Ele vai acompanhar essa hérnia nas consultas até depois do primeiro aniversário do bebê, para aí sim decidir se é necessário algum tratamento ou não. Nunca coloque nada sobre o umbigo do bebê para empurrá-lo para dentro.

2 comentários:

  1. Amei o seu blog e já estou te seguindo... venha me fazer uma visitinha também e se gostar me siga...o endereço é www.gisellemaisfeliz.blogspot.com.br.... aguardo vc lá em casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Giselle seu blog também é muito lindo e já estou seguindo beijos

      Excluir

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos