19 maio 2014

Cólicas: O que fazer quando recém-nascido tem cólicas

o-que-fazer-quando-recem-nascido-tem-colicas

O que fazer quando os recém-nascidos tem cólicas

Cólicas em recém-nascidos o que fazer! Oi meus amores chegando a Ju com mais um post pra você queridas leitoras do meu blog. E hoje abordando um assunto tão chato e incômodo para as mamães e para seus bebês também.


É a cólica dos recém-nascidos. Geralmente essas cólicas são bem comuns nos bebês desde o nascimento, nos primeiros 15 dias até os três meses mais ou menos. E tem casos que a criança pode estender está cólica até os seis meses de vida, e as cólicas costumam ser noturnas para o desespero dos pais.


Leia Também

ROUPAS DE INVERNO PARA GESTANTES

DESCAMAÇÃO NA CABEÇA DO BEBÊ- CASPA,CROSTA OU CASQUINHA

COMO VOCÊ PODE EVITAR AS ALERGIAS DE VERÃO NO SEU BEBÊ

AS EMOÇÕES INFANTIS


Como eu já tinha dito as mamães ficam desesperadas quando os seu bebês começam a chorar sem parar, e nada do que tu faça faz com que ele se acalme né? Tu achas que é fome, mas ele acabou de mamas, você já mudou, deu banho, e tu aflita sem saber o que fazer com a criança pronta para ir para o hospital já!


Nossa que exagero Jussara! Não eu do primeiro filho mãe de primeira viagem pensei na mesma coisa. Dai me acalmaram. As mamães ficam desesperadas quando seus bebês choram compulsivamente e não há nada que os faça acalmar. Não é fome, pois ele mamou quase agora e não aceita o peito, nem fralda suja, já que acabou de tomar banho. Mamãe, isso pode ser cólica, algo normal e esperado nos recém-nascidos.

É uma sensação nova para os bebês e dói muito.


O choro de cólica chega ser estridente. Observe as seguintes características: o bebê fica muito inquieto, com rosto vermelhinho, fazendo caretas de dor, se contorcendo e encolhendo as perninhas até a sua barriguinha. Essas cólicas acontecem por imaturidade do sistema digestivo do bebê. Essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica.



o-que-fazer-quando-recem-nascido-tem-colicas


Causas - Outro motivo seria que a partir de agora o intestino está recebendo alimento e a digestão acelera seu funcionamento, provocando assim as cólicas. O movimento do intestino também precisa de um tempo para amadurecer e se coordenar. E o intestino do bebê é preparado para receber só o leite materno até os seis meses de vida.



Esse leite pode acarretar em cólicas porque faz o intestino do bebê funcionar para digeri-lo. E se o seu bebê receber outro tipo de alimentação nesse período, as cólicas podem ser piores, pois a digestão é mais difícil ainda e requer maior trabalho do intestino. A fermentação do leite e de outros alimentos causa gases e é outro fator de cólicas.

A tensão ou o estresse do ambiente pode deixar o bebê tenso e bem agitado, acentuando também a cólica.



Pode verificar que as cólicas geralmente ocorrem ao fim do dia quando todos estão mais cansados. Se a mamãe fica nervosa, o bebê certamente sente essa ansiedade e insegurança, por isso a mamãe tem que tentar ficar o mais tranquila possível e passar segurança para o seu bebê com muito amor e carinho viu.


Os recadinhos importantes


-  Gurias o bebê pode engolir ar quando está sendo amamentado ou se alimenta. Engolir ar aumenta as dores por causa dos gases. Uma dor por gases pode ser a pior dor que o seu pequeno já sentiu, por isso o choro que não cessa por nada do mundo. É importante colocar o bebê bem inclinado para se alimentar, arrotar após as mamadas e colocá-lo para dormir de ladinho né meninas.



o-que-fazer-quando-recem-nascido-tem-colicas


E além da posição para alimentação e colocar o bebê para arrotar, há outras maneiras de prevenir as cólicas. Fazer compressas mornas na barriga do bebê como colocar uma fralda aquecida ou bolsa com água morna (verifique a temperatura e se a bolsa esta bem fechada para não causar nenhuma queimadura) faça ginástica com as perninhas do bebê como se ele estivesse "pedalando" e massagear a barriga do dele com as mãos aquecidas com movimentos circulares, todos esses procedimentos podem ser realizados durante 2 minutos cada um, de 4 a 5 vezes por dia, eles ajudam o seu bebê a não ter cólicas ou aliviar a dor na hora das crises.



Mas preste atenção, você não precisa aplicar todos os procedimentos como se fosse um rodízio. Aplique um procedimento, se ele já for suficiente você não precisa realizar o outro tá. E para evitar o estresse, procure manter sempre o ambiente calmo e quieto enquanto alimenta o seu bebê ou nos horários mais frequentes das cólicas e descubra formas de confortá-lo, cada bebê se sente seguro e amado do seu jeito né.



Não é cientificamente provado de que a alimentação das mamães podem dar cólicas no bebê que amamenta. Mas há muitos relatos de mães sobre isso. Fique atenta se perceber que quando come algum tipo de alimento seu bebê tem cólica. Evite esses alimentos pelo menos até os três meses de vida do seu bebê. Os agressores mais comuns são laticínios, chocolate, cafeína, melão, pepino, pimentão, frutas e sucos cítricos e alimentos condimentados, vinagres.



E na hora das crises o calor ajuda na liberação dos gases que provocam a cólica. Colocar o bebê barriga com barriga com você com as perninhas encolhidas, de barriga no seu antebraço, uma bolsa térmica com água morna na barriga do pequeno ou massagear a barriguinha ajudam na eliminação dessa dor. Como os homens têm a temperatura do corpo um pouco mais elevada que as mulheres pode ser que as cólicas do seu bebê se resolvam mais rápido quando o bebê é colocado na barriga ou no antebraço do pai ou quando é o pai que faz as massagens. Então meninas coloquem s papais para funcionar como massagista.


Faça uso de chá para as cólicas

- Faça o uso de chás para resolver o problema. O chá pode ajudar o bebê a expelir os gases mais rápidos tal como chazinho de melissa, além de acalmar seu bebê faz expelir os gases. Ai tu vais me dizer "Ai, mas o médico disse que não era pra dar nada só leite do peito?" Sim isso eles falam para todos, mas os chás podem sim ajudar seu filho nessas crises de cólicas. Mas faça uso de chás bem fraquinhos né! Gurias espero que tenha ajudado vocês e que tenham gostado do post.


Um comentário:

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos