07 abril 2014

Cigarro: Como se livrar do vício do cigarro

                   Saiba Mais sobre o cigarro


Saiba-Mais-sobre-o-cigarro
Oi gente tudo bem? para começar a semana gostaria de falar de cigarro que é um dos vilões que está levando muitos ao cemitério. Eu sei que largar do vicio não é fácil mas pela sua saúde eu acho que vale a pena.

Leia Também
ANA MARIA REVELA QUE RETIROU TUMOR MALIGNO NO PULMÃO: "ME MALTRATEI MUITO"
5 DICAS PARA PARAR DE FUMAR
COMO TIRAR O CHEIRO DE CIGARRO DO AMBIENTE

EMBOLIA PULMONAR TEM CURA


O que pode causar a dependência do cigarro?


Pois é gente a nicotina, que é encontrada em todos os derivados do tabaco tais como (Charuto,cigarro de palha e etc...) é a droga que causa a dependência. Essa  substância é psicoativa, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e á dependência.

Por ter característica complexa, a dependência á nicotina é incluídas na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde_ CID 10 revisão. Ao ser ingerida, produz alterações no sistema nervoso central, modificando assim o estado emocional e comportamental dos indivíduos,da mesma forma como ocorre com a cocaína, heroína e álcool.


 Depois que a nicotina atinge o cérebro,entre a sete a nove segundos, libera várias substâncias (neurotransmissores) que são responsáveis por estimular a sensação de prazer, explicando-se assim as boas sensações que o fumante tem a fumar. Com a ingestão continua da nicotina, o cérebro se adapta e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no ínscio.


Este efeito é chamado de tolerância á droga, e com o passar do tempo, O fumante passa a ter necessidade de consumir cada vez mais cigarros. E de tal forma que essa quantidade média de cigarros fumados na adolescência, nove por dia, na idade adulta passa a ser mais ou menos vinte. E com a dependência, cresce também o risco de contrair doenças debilitantes, que podem levar até á invalidez e á morte.




 Doenças causadas pelo uso de cigarros?

E o tabagismo é diretamente responsável por 45%das mortes por câncer, 95%das mortes por câncer de pulmão, 30% das mortes por doenças coronarianas, 86% das mortes por doenças pulmonar obstrutiva crônica e 35% das mortes por doenças cerebrovascular. E outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual nos homens. Hoje estima-se que, aqui no Brasil, a cada ano mais ou menos  205 mil pessoas morrem precocemente devido ás doenças causadas pelo cigarro, e os números não param de crescer.


Como ficam os fumantes nesta história?


Pois é, é muito chato para que não fuma ficar em um lugar fechado com um fumante pois se torna um fumante passivo. Pois as pessoas passam 85% do seu tempo em local fechado, e muitas vezes sem querer o fumante acaba prejudicando muita gente. Tais como: Filhos, cônjuge, amigos, colegas de trabalho, pois quando as pessoas que não fumam respiram a fumaça do cigarro correm um grande risco de ter  as mesmas doenças que um fumante.


Qual é o risco do cigarro para mulheres grávidas?


Bom pessoal para as mulheres grávidas que fumam, além de correr o risco de ter um aborto, tem uma grande chance de seu filho nascer abaixo do peso, menor tamanho e com defeitos congênitos. Os filhos de fumantes adoecem três vezes mais do que os filhos de não-fumantes.


Qual o risco para as crianças que convivem com os fumantes em locais fechados sentindo cheiro de cigarro?


Ai a coisa complica de vez! porque as crianças especialmente as mais pequeninas, são as mais prejudicadas quando ficam expostas a essas poluições, o que ocorre com grande frequência por culpa dos pais. Um estudo da Organização Mundial da Saúde, envolvendo 705 milhões de crianças que vivem com fumantes em casa(Cerca da metade das crianças do mundo), mostrou que essas crianças apresentam um aumento de incidência de pneumonia, bronquite, exacerbação de asma, infecções do ouvido médio do que nos casos em que a mãe não é fumante.

Essa chance se torna muito mais elevada(35%) se o pai é fumante, em crianças de até um ano de idade. Essa chance aumenta ainda mais (50%) e caso haja mais de dois fumantes na casa, convivendo com essas crianças!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos