25 outubro 2013

Câncer de próstata: Diagnóstico e tratamento da prostata


cancer-de-prostata-sintomas-e-tratamento

Como tratar do câncer de próstata


Pois é gente esta doença que assusta tantos homens que ainda tem aquele "Preconceito" do exame que é feito pelo toque, a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

Leia Também

Ejaculação precoce: Conheça mais sobre essa doença de ejaculação precoce

Técnicas para evitar a ejaculação precoce

Envelhecimento masculino: Como enfrentar o envelhecimento masculino

Como ter uma vida sexual ativa na terceira idade

A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata também produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.


Hoje no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.


Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.


Alguns desses tumores podem crescer de uma  forma muito rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar até à morte. E a grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.


O indicado é que quem tenha histórico na família, procure o médico com 45 anos de idade para fazer o exame e tirar qualquer duvida pois pela genética corre o risco de ter câncer de próstata também.


Estimativa de novos casos: 60.180 (2012)

Número de mortes: 12.778 (2010)

Atenção: A informação existente neste neste blog pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos