25 setembro 2013

Sono de qualidade: Dicas de como ter um sono de qualidade

            
foto-de-mulher-com-sono

 Como dormir bem de noite


Olá gente começando mais um post sobre saúde "Sono de qualidade" este é um pouco longo mais vale a pena ler o conteúdo é bem interessante e para termos uma vida saudável com certeza precisamos ter uma boa noite de sono vocês não acham?

Durante o sono o cérebro comanda a produção de hormônios, como a melatonina e o próprio hormônio do crescimento. Na fase adulta, ele é liberado em doses menores e evita a flacidez muscular, também garante o vigor físico e a longevidade com maior jovialidade.

Também regula os níveis de cortisona, responsável pelo mau humor depois de uma noite toda em claro, e outras substancias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização da pele. Além disso, o corpo libera interleucinas, substancias que ajudam o nosso organismo a se defender de vírus e bactérias, e as proteínas á memória e ao aprendizado. O sono interfere na regulação térmica do cérebro, função essencial para o bom funcionamento dos mecanismos de memoria e da vida psíquica. 

Fases de sono: 

São cinco fases. A primeira é a do adormecimento. Pode durar de alguns instantes até cinco minutos. Nela, o cérebro produz ondas irregulares e rápidas e a tensão muscular diminui. A respiração fica mais suave e os pensamentos do mundo desperto flutuam na mente.
Na segunda fase, a temperatura corporal e os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem mais. Ela dura cerca 20 minutos em média. A onda do cérebro alonga-se, e regularizam-se e são afetadas somente por alguma atividade elétrica isolada e repentina.

Na terceira fase, o nosso corpo começa entrar em sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se grandes e lentas. É uma fase rápida. Dura cerca de dez minutos por ciclo.
Na quarta fase, o corpo se recupera do cansaço diário.  Ela é fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos. Dura mais ou menos cerca de 55 minutos. A pessoa fica totalmente inconsciente.

Na Quinta fase, também chamada de sono REM, a atividade cerebral desencadeia os sonhos. Os músculos ficam paralisados, as frequências cardíacas e respiratórias voltam a aumentar e a pressão arterial sobe. É o momento em que o cérebro fixa as informações importantes captadas durante o dia e descarta os dados inúteis. O fluxo sanguíneo em direção ao cérebro aumenta e a respiração fica mais rápida e entrecortada.


Horas de sono: 

Não há um padrão para todos. Uma maneira de investigar sobre a sua necessidade é levantar todas as manhãs na mesma hora, não importando a hora em que você foi se deitar no dia anterior. Se você fica atordoado depois de cinco ou seis horas de sono, talvez uma ou duas horas á mais lhe darão mais energia.  Outra, alternativa é ter um diário. Anote nele, durante uma semana, a que horas você deitou como se sentiu ao acordar e quanto tempo levou para dormir.
No final de semana da semana, revise qual foi o dia em que se sentiu com mais energia. Verifique quantas horas você dormiu na noite anterior e na semana seguinte, repita o procedimento dormindo aquele numero de horas. Não existe uma formula para dormir menos e se sentir bem depois.

Relógio biológico:

Cada pessoa tem o seu ritmo biológico natural. As chamadas corujas noturnas têm maior energia ao entardecer. Pela manhã o seu ritmo é lento e a sua temperatura fria. Já pela noite, têm mais energia e calor. As cotovias acordam muito cedo independentes da hora que forem dormir. Para mudar esses ritmos é necessária a reeducação dos hábitos.

Para dormir melhor:

Para que você possa dormir melhor mantenha horários regulares para ir dormir

Tomaram-se á noite, diminuem a profundidade do sono. A nicotina é ainda mais estimulante que o café, por isso os fumantes têm dificuldade para dormir, despertam com facilidade e têm fases de sono profundas mais curtas. Álcool no final de da tarde também retarda e altera o ciclo normal do sono.
Se você tem problemas para dormir á noite, não tire sonecas durante o dia. Antes de dormir escreva seus planos para o dia seguinte e deixe o inconsciente livre dessas preocupações. Não coma muito antes de ir dormir, pois isso fará com que o sistema digestivo tenha que trabalhar de mais e provocará sensações de peso no estomago. Também não durma com fome.  Tenha um ritual antes de dormir, algo como uma leitura agradável, um banho quentinho ajuda a relaxar, ouvir uma boa musica. Mas repita-o todas as noites. Evite falar ao telefone, trabalhar ou até comer na cama.

1.       ¼ da humanidade ou até mais tem insônia.
2.       44%dos que tem insônia são mulheres.
3.       69% dos insones nunca discutiram o problema com o médico.
4.       27% tocam no assunto quando vão ao medico por outra razão.
5.       Dos que sofrem de insônia, 25% têm dificuldade de iniciar o sono; 37% têm dificuldade de iniciar o sono; 24% sofrem de um despertar precoce, 40% das pessoas despertam muito cansadas.



Se você gostou do conteúdo e gostaria de ver mais assuntos sobre insônia deixe seu comentário ou me mande um E-mail: no formulário de contado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos